...................................................................................................................................................................

.
.

segunda-feira, outubro 29, 2007

verdadeiro rosto

Acho cada vez mais que não se consegue perceber o verdadeiro rosto de um país e o que terá daqui a 20 anos, sem se entrar numa sala de aula de 2.º ou 3.º ciclo... mas não na versão "ministra-visita-escola-não-sei-quê-não-sei-onde-acompanhada-por-comitiva-e-tvs"...
Falo da versão real: "me professor, tu aluno"... e com gritos animalescos e macacada e tudo. Não é justo o tempo e a energia que são gastos só no conseguir concentração e silêncios mínimos. Ou a explicar que as regras de convivência básicas existem para nos fazerem funcionar como conjunto. As balelas do respeito, da capacidade de ouvir o outro, da educação, da não necessidade de uso sistemático das violências...
Muitos alguéns têm-se esquecido de organizar e preparar para a vida as selvagens cabecinhas. Como sociedade andamos a dar paulatinamente tiros nos pés. Preparem-se para a manobra Titanic nacional... um país está a pique quando 80% dos seus miúdos vivem no abandono mais ou menos óbvio por parte das famílias.
Nem percebo como é que alguns bravos insistem em fazer do domar das feras profissão... Infinitivamente pacientes e, seguramente, com um resto de esperança que as coisas, pelo menos, não piorem.
Eu, por mim, já só estou só à espera que me peguem fogo aos cortinados da TO2...

2 comentários:

bichinha disse...

acredito, mas eu vejo o oposto, os monstrozinhos a dominar a família!

patsp disse...

mas isso não é o oposto, é tudo o mesmo. não estrutures o crescimento das tuas crias e elas, um dia, mordem-te as canelas...