...................................................................................................................................................................

.
.

quinta-feira, maio 31, 2007

[t*] moderar ou não moderar, eis a questão...

Não é possível alongar-me em análises mais exaustivas sobre o primeiro dia da Conferência Internacional. Não me apetece, de qualquer modo, deixar passar o início destes dois meses de actividade da trienal sem referir, apontamento, algo que me fixou a atenção hoje.
Hoje aconteceram as 1.ª e 2.ª sessões da referida conferência. Não me alongo nos temas nem nos conferencistas. Não porque não haja que dizer mas porque não são temas que se encaixem neste pequeno apontamento.
O tema desta posta, como indica o título, são os moderadores. Muitas coisas separaram os dois primeiros painéis a que assistimos. O primeiro painel, sob o tema Redefinindo o centro, foi supostamente moderado por Luís Fernández-Galiano. O segundo painel, sobre Realidade e cenografia, teve a moderação à responsabilidade de Paulo Martins Barata. Do primeiro não tivemos nem introdução séria ao tema nem aos conferencistas. No final, juntando os três oradores que formaram o grupo, esperava-se o tricô tanto das conversas individuais tidas, como da conversa colectiva esperada. Nada de trabalho de casa foi feito: nem de antemão, nem ao ouvir os convidados.
O segundo, Paulo Martins Barata, soube marcar diferença em relação a alguém que dirige as revistas AV/Arquitectura Viva. O trabalho de casa tinha sido feito. O tema que organizava esta sessão foi apresentado, assim como os oradores. Motivos pessoais obrigaram-me a fugir quando Mark Wigley proferiu a última palavra, ou seja, não sei como terá sido o fecho da sessão mas se foi, pelo menos, à altura da introdução, foi dignificante dos convidados, dos pagantes assistentes, da arquitectura.
Como em tudo, uns trabalham e outros são preguiçosos. Nem falo em exigências de brilhantismo, só falo do respeito por quem está presente e que tem um mínimo de expectativas.

Sem comentários: