...................................................................................................................................................................

.
.

segunda-feira, julho 30, 2007

apontamentos 3

Estou a banhos: de trabalho. Assim deixo - versão telegráfica - uma nota de sorte ou feliz encontro. Vinha ontem costa acima, deixando a filha a banhos de mar com avós, e nos altos e baixos da viagem a europa lisboa deixou de se ouvir. Tentei a TSF. Foi sorte. Acertei em cheio na entrevista que Manuel Vilas-Boas fazia a Juan Masiá. Podem ouvir aqui a dita ou cuscar aqui o blogue deste jesuíta de 65 anos. Se eu fosse gente de se deixar inundar pela tal luz, seria seguramente por esta via... nunca pelas mais católicas.
"Foi notícia nos meios de comunicação no início de 2007: o teólogo jesuíta Juan Masiá, de 65 anos, professor catedrático de bioética, era afastado da Universidade católica de Comilhas. Pressões do Vaticano e do cardeal de Madrid, membro da Opus Dei, impediram que o padre Masiá falasse por mais tempo, no meio universitário madrileno, das questões da biogenética de que é reputado especialista. Em entrevista à TSF, conduzida por Manuel Vilas-Boas, Juan Masiá faz uma análise crítica dos últimos passos do pontificado de Bento XVI, pondo mesmo em questão a liberdade que a Igreja Católica oferece à investigação teológica."

2 comentários:

Metralhinha disse...

Não estranho ver um jesuíta envolvido na procura do saber; um Opus a querer impor a ignorância, também não admira; os jesuítas perderem num confronto com outra congregação, também não é novo.
Mas no fim, quando as águas acalmarem, é a posição do jesuíta que vai prevalecer, como sempre.

patsp disse...

Mas as águas acalmam alguma vez?