...................................................................................................................................................................

.
.

sexta-feira, junho 15, 2007

coisas de mulheres / mulheres-coisas

"Isto é Portugal, um paízinho da treta que se acha importante porque tem auto-estradas, festivais de rock e um multibanco que funciona, mas que ignora tudo o que não seja capa de jornal, como as mulheres espancadas, mutiladas e mortas por aberrações de homens que sabem que têm todo o poder para desfazer vidas porque se está tudo a cagar, porque a quem lhe importa quantas caem, vítimas, de tanto desprezo. Se é intolerável 32 mulheres mortas, mais indigna saber que em Portugal nem sequer há números." diz a rititi...

Durante os anos que vivi em Barcelona perturbava-me a permanência, nos média, de notícias sobre os assassinatos carinhosos de que as mulheres, por terras de Espanhas, eram vítimas. Não sei se os números aqui são mais dramáticos ou não. (Alguém sabe?) Só hoje é que me dei conta disso. À conta da rititi dei-me conta – que estúpida distracção – de que aqui as assassinadas por amor não vendem, não estão nas primeiras páginas, nem na abertura de telejornais. Não estão. Não existem.

4 comentários:

bichinha disse...

confesso que já me tinha apercebido há algum tempo, quando o zapatero fez disso prioridade na campanha. na altura acho que fiz uma investigaçãozita e tenho ideia que em portugal são mais.

patsp disse...

Dos números realmente não sei. Sei, pelo menos pelo exemplo espanhol, que fazer destes temas parte dos programas políticos podem dar efectivamente - pelo menos - visibilidade aos mesmos...

Unknown disse...

La violencia de género ya sabemos que siempre ha existido y no solo con que salga publicada en la prensa va a desaparecer, pero al menos con la visibilidad del problema se está consiguiendo no dar por "normales" cosas "que siempre han sido así".
Lo que cada vez me angustia más és ver como este tipo de violencia se da en parejas jóvenes, de 18 a 30 años. ¿Qué está fallando?

patsp disse...

La educación?