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quinta-feira, fevereiro 15, 2007

mudança de turno

Agora, com a nossa estrutura curricular adaptada à tal Bolonha, o ano lectivo é efectivamente dividido em dois. Implica algum desconforto para disciplinas para as quais a estrutura anual é mais adequada – desenho, projecto, por exemplo – e que supõem um trabalho continuado, com os mesmos docentes, ao longo do ano lectivo completo. É caso para perguntar se faz sentido esta manutenção ficcionada da continuidade anual. Estava para aqui, em delírio, a pensar que os professores destas mesmas disciplinas podiam ir saltitando...
Fora as provocações, fica a pergunta: o que deverá mudar intrinsecamente para que estas adequações não sejam só superficiais e evitar que, até nalguns casos, resultem situações de difícil gestão.
Nesta dificuldade de que falo insere-se, por exemplo, a necessidade de mudar comportamentos – de ambos os lados – no sentido de se aceitar a unidade semestre como efectiva... Afinal já não existe realmente um segundo semestre para resolver uma avaliação anual final, com o que isto tem de resultado na leitura dos objectivos conseguidos.
Agora, a cada fim de semestre, muda o turno e o que fica no extracto académico de cada aluno não é a brincar. É assunto encerrado.

[imagem daqui]

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