...................................................................................................................................................................

.
.

segunda-feira, abril 30, 2007

rentável prostituição

Ontem passei por Tróia. Está em marcha a reconversão da península... dizem eles. Cruz’credo, pensei eu. Mais uma estupidez humana, um gastar do território que teoricamente é património colectivo. Alguns ficarão com os pés de molho nas suas varandinhas pagas ao preço do ouro. Ao território é apertado o cerco, retira-se-lhe o ar. Especializa-se o dito com a desculpa de o salvar. Cada vez é mais claro que guetizar é preciso... para alguns.
Esta nossa mania de sermos modernos sendo do 3.º mundo é desarmante. Só me faz lembrar algumas cidades latino-americanas: os muros dos condomínios privadíssimos e encerrados que são a materialização da cruel tensão entre os muito ricos e os muito pobres. Uns e outros apavorados e odiando-se. Os de fora que só entram quando são mão de obra. Os de dentro que, ao sair, desejariam não ter de atravessar esta membrana explosiva que os protege da guerra que compraram.
É o progresso, estúpida!

terça-feira, abril 24, 2007

quarta-feira, abril 18, 2007

da dúvida

Será que a já referida previsão horoscópica falava da tarefa omnipresente e inesperada de enfermagem intensiva que me esperava esta semana e a minha avó, distraída, se esqueceu de me avisar?

segunda-feira, abril 16, 2007

quem disse que o Verão quando chega é para todos?

Normalmente, ou seja, em anos que não este azougado 2007, este início de calor que se sente a sério dá-me uma energia bestial. E a sério é quando o vento sopra discreto e morno. Lembro-me sempre dos meus tempos de acelera e isso é Verão-vem-aí: cidade fora e o vento a passar morno pela pele.
Este ano nem as memórias me resgatam desta apatia cinzenta. Tenho a vida congelada e o calor custa a entranhar-se e a ganhar espaço. Mas ontem, em conversa com a minha avó, tranquilizei-me e pensei que ainda há esperança para mim. Que talvez ainda chegue a tempo de saborear este eventual Verão que se aproxima. Esclarecia-me ela que o horóscopo dizia que eu estava a atravessar problemas económicos mas que, em breve, tudo se resolveria. Respirei fundo. Pensei em levar aquilo a sério quando ela, muito séria, acrescentava que sobre o signo dela a indicação era tentar as terapias alternativas.
Acabei de olhar para o meu saldo bancário. Ainda não é hoje o dia da mudança de rumo! Ele é preciso ter muito paciência para as profecias...

sexta-feira, abril 13, 2007

segunda-feira, abril 09, 2007

postas mentais e diferidas

Já vos aconteceu olharem o mundo através de anotações que mais parecem postas? A mim aconteceu-me a obsessão deste registo neste fim de semana. Como não tenho nem memória, nem espírito de verdadeiro escritor tudo ficou suspenso no limbo. Se tal fatalidade não tivesse acontecido, estaríamos agora na posta n.º 200 e não na 106. Mas a vida é recheada de possibilidades impossíveis.

quinta-feira, abril 05, 2007

a arte da fuga

Depois de muitas voltas e reviravoltas parece que consegui. Vou fugir de Lisboa por 3 diazitos. Alentejo cá vou eu. Não é La Tourette mas podia ser pior. Ele há o mar e a praia e a sensação boa de estar a uns quantos quilómetros do sítio habitual. Espero que o sol colabore, já nem me dou ao trabalho de pedir pelo calor. Só a ideia serve para me elevar a moral. Ao modo dos velhos tempos de adolescente, faço-me à estrada de expresso para me juntar à família que se me adianta. Estão prometidas 4 horas de ronha, leituras, música, solidão e solavancos. À janela, de preferência! Que programa mais fantástico, já imaginaram?










[imagem daqui]

quarta-feira, abril 04, 2007

um, dois, um, dois, teste...

Já tinha confessado que estava farta da cara aqui da chafarica. Não, não está perfeito. Até é possível que vá de andor daqui a nada. Mas ele há vontades. E, na onda zen aqui de baixo, decidi colocar uma tunicazinha branca para chamar as boas energias e tal.

da paz

Há 3 anos atrás, andando eu por terras catalãs, armei-me em estudante de licenciatura e meti-me na Ruta Le Corbusier dentro. Esta era uma das diversas opções que alguns estudantes da ETSAB (UPC) organizavam e que proponham aos outros estudantes realizar no final de Fevereiro. Todos os anos este mercado de viagens arquitectónicas se repete. As propostas são, económica e esteticamente, para todos os gostos. Foi assim que conheci e passei uma noite no Convento de La Tourette, em Eveux-sur-Arbresle, perto de Lyon. O arquitecto é o já referido Le Corbusier. Convém explicar que nunca fui muito de heróis, nem na arquitectura, nem na vida. Mas rendi-me. Este lugar ficou como uma marca. Quando penso em paz, afastamento e reflexão, penso neste sítio e volto lá em pensamento.
Não é de um spa que eu preciso. Precisava de uma semana de mim em La Tourette. Um destes dias tiro férias da vida daqui e fujo para França, para a companhia dos dominicanos.










[imagem daqui]